Amigo mala,

há muitas coisas para se preocupar e planejar quando estamos pensando em viajar: passagem, hospedagem, comprar moeda, liberar o cartão de crédito, seguro saúde, reservas diversas (passeios, restaurantes, museus, galerias, guias etc), roupas, arrumação das malas, peso das malas, lista de compras (desejos) …

Fazemos nossas “listas”, salvamos no e-mail, no celular, no Ipad, imprimimos cópias … Cada um tem a sua rotina.

Chegando ao destino, vamos dar uma olhadinha no celular para atualizar as “redes”, tirar algumas fotos ou para relembrar o roteiro, e percebemos que a bateria está acabando, ou, pior, já acabou.

Simples, afinal, não nos esquecemos dos carregadores em nossa vasta lista. Então, é só plugar o carregador e tudo estará resolvido. Será que a tomada do meu destino é compatível?

Poderia alinhavar aqui uma grande lista com os diversos tipos de plugues e tomadas no mundo, mas não é essa a minha intenção!

Escrevo este post para dizer, ou lembrar, que você não precisa saber qual o tipo de tomada em seu destino,  basta ter em seu poder um adaptador universal mundial (tem que ser o mundial). Facilitará muito sua vida de viajante e evitará surpresas desagradáveis. Servem em qualquer país (nunca ouvi falar de um no qual esse adaptador não funcionasse), são práticos e fáceis de usar.

Certamente, você pode comprar adaptadores específicos para cada país/região. Nesse caso terá que pesquisar o tipo compatível com o destino. Se for um fascinado por algum local em especial, como, por exemplo, os Estados Unidos ou alguma cidade européia, é bom ter ter um do padrão de lá que, geralmente, será de tamanho menor que o adaptador universal mundial. São fáceis de encontrar, desde que você não chegue ao seu destino por volta das 23 horas.

Adaptador padrão americano

 

Vários padrões

 

Tenho vários tipos de adaptadores locais, de países distintos, pois comprei-os antes de testar o universal. Inicialmente tive um pouco de resistência devido ao seu maior tamanho.

Com o passar do tempo percebi o quão prático é, nem procurar saber o tipo de tomada que irei encontrar em uma viajem à China e Japão, com paradas em Portugal e Itália, ou em uma outra aos Emirados Árabes com paradas em várias cidades europeias.

Há várias marcas e modelos no mercado, com diferentes preços e qualidade. Tenho um da marca SKROSS, ainda no padrão brasileiro anterior, com a possibilidade de acoplar duas saídas USB que já funcionam como carregadores e estão incluídos. Comprei no “free shop” da TAP, durante uma viagem com conexão em Lisboa, há alguns anos. Não lembro o valor exato, mas nunca deu defeito.

Há um orientador bem interessante no site da SKROSS. Vale à pena dar uma olhada antes de comprar, mesmo que não necessariamente um dessa marca. Os atuais já estão adaptados ao novo padrão brasileiro. Mesmo o meu, que é antigo, nunca me deixou sem carregar nada.

 

Carregador USB duplo não plugado

 

USB duplo plugado

 

Maioria dos países da Europa

 

China e Austrália

 

Reino Unido e vários outros países

 

Estados Unidos e Japão

 

Pode-se comprar adaptadores universais nos aeroportos, lojas especializadas ou pela internet. Nos supermercados facilmente encontrará adaptadores locais.

Então amigo, fica o conselho: se quiser tranquilidade, sem ter o trabalho de pesquisar a cada novo destino, compre o seu adaptador universal mundial.

Pense bem e decida.

E aí, vainamala?

Boa viagem!